DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Recife
18hDia Nacional de Ação de Graças | DNAG
Todos estão convidados para comemorar, dia 24 de novembro de 2011, Marco Zero, Recife/PE, o Dia Nacional de Ação de Graças.

PÃO ROSA FEITO COM BETERRABA

Pão rosa feito com beterraba é opção de cardápio para adotar no cotidiano da gurizada - Postada em 18-11-2011 às 12:09:30

Em menos de duas horas o pãozinho cresce e assa em apenas 20 minutos a 150ºC
O pãozinho rosa campo-grandense vendido a R$ 19,90 o quilo faz sucesso na gôndola. É feito com beterraba. “Vende mais quem usa a criatividade para conseguir o melhor produto”, explica o gerente de produção Gilberto Menezes, 29 anos, da Pão & Tal.
A beterraba é uma raiz que aparece em duas colorações: branca, de onde se extrai o açúcar; e vermelha, utilizada na alimentação.
Beterraba, cenoura, espinafre e abóbora não são mais novidades nessa panificadora destaque do Programa de Apoio à Panificação (Propan). Seus derivados são largamente consumidos.
“As mães vêm com os filhos aqui e compram muito para o café da manhã e a merenda escolar; ele (pão de beterraba) é bem nutritivo”, diz Menezes.
O Correio do Estado visitou o Setor de Produção e presenciou a fabricação, dia 26 de outubro, às 13h. Chegando ao nono ano de experiência na empresa, Menezes caminha o turno todo, colhendo informações, pedidos de fabricação e orientando a equipe. Segundo ele, até há pouco tempo a quebra de vendas era diária. Atualmente, dia sim, o pão colorido divide espaço com outros. “O consumidor descobre aos poucos a riqueza alimentícia que existe em raízes e hortaliças”, comenta o gerente.
Evaldo Félix, 35, comandando uma equipe de seis panifieiros por turno, põe a mão na massa com vontade, mostrando a mistura de ingredientes, a arte de sovar, e o funcionamento do moinho. Não há segredo industrial nesse setor, onde se percebe a eficácia de cada um e a qualidade do produto. Trabalhando nessa linha há cinco anos, ele revela a receita para obter 60 pãezinhos: 700g de beterraba crua, 750g de farinha de trigo, um ovo, 125g de açúcar refinado, 100ml de óleo de cozinha, 150ml de leite, 5g de sal e 15g de fermento seco.
Em menos de duas horas o pãozinho cresce e assa em apenas 20 minutos, a 150 graus de temperatura.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul (Sindipan-MS), Raul Alves Barbosa, embora os pães coloridos custem “o dobro do preço” do pão francês, atendem muito bem às opções de consumo. “Temos em Campo Grande estabelecimentos de portes diferenciados: uns têm mais de cem funcionários, chegando a 160, outros trabalham com equipes de 15 a 20 e há também aqueles com menos que isso”, analisa Barbosa.
Diversificação avança
Oito estabelecimentos diversificaram em alta escala a sua linha de produtos com o uso de raízes e frutas, informa o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul (Sindipan-MS).
A Panificadora Tietê (na Vila Sobrinho) recebe encomendas de pão de beterraba, informa Waldemir Ávila Barbosa, 38 anos, que ali trabalha desde os 18. “É uma opção que só agora começa a pegar, principalmente em bufês”, ele explica.

Fonte: Correiro do Estado

ARTE EM TODA PARTE

XI edição ARTE EM TODA PARTE

OLINDA

24 DE NOVEMBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2011
O Sitio Historico de Olinda transformado numa grande mostra de arte