A indústria de chocolates chega para a Páscoa 2012 com mais de 90 novidades. Os produtos foram apresentados em evento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, a Abicab. “A Páscoa, data mais importante para o setor, é tradicional no Brasil e tem nos ovos de chocolate o principal símbolo de comemoração e confraternização com a família e amigos”, afirma Getúlio Ursulino Netto, presidente da entidade.
Segundo a associação, na Páscoa de 2011 houve um aumento de consumo na ordem de 7% em relação a 2010 e foram produzidas 18 mil toneladas do produto. “Estamos bastante otimistas com a Páscoa deste ano”, diz Ursulino Netto, sem precisar a quantidade produzida pelos associados para 2012.
Outro ponto importante, segundo os empresários, é a geração de empregos temporários, que se inicia em outubro e vai até a data da Páscoa. “Neste ano, somente entre as empresas associadas da Abicab houve uma oferta de cerca de 20 mil vagas, entre empregos em fábricas e nas lojas, com promotores”, conta Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da entidade.
Segundo Fonseca, o chocolate é uma categoria aspiracional e nos últimos anos observa-se um aumento significativo do consumo per capita. ”É um produto que todos gostam. À medida que a renda das pessoas melhora, nota-se que produtos como o chocolate são acrescentados às cestas de compras”. Em 2011 o mercado apresentou um crescimento de 11% em relação a 2010, registrando um a produção em torno de 390 mil toneladas (excluídos os achocolatados em pó).
O Brasil é um importante player mundial, ocupando atualmente a quarta posição entre os maiores produtores, atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Nos últimos cinco anos o consumo cresceu 39%, mas ainda é um dos menores do mundo, com apenas 2,2 kg por habitante/
Texto: Perspectiva
07/02/12
ABRASEL/SP FOOD SERVICE SHOW
A Abrasel/SP Food Service Show, que acontecerá em São Paulo entre 23 e 26 de abril, reunirá as mais expressivas empresas voltadas para a alimentação fora do lar, inclusive ingredientes, equipamentos e acessórios para confeitaria e panificação. Entre os expositores já estão confirmadas importantes empresas como Prática Fornos, Edanca, MCI, Klimaquip, Café Gourmet Santa Mônica, Cozil, Italian Coffee, Cimapi, Bralyx e outras.
Esses e outros fornecedores serão responsáveis por uma das maiores vitrines para profissionais oriundos de restaurantes, confeitarias, padarias, bares, botecos, lanchonetes, pizzarias, refeições coletivas, hotéis e motéis, pousadas e flats, sorveterias, confeitarias, franquias, catering, unidades de alimentação em hospitais e clínicas, lojas de conveniência e fast-food. Os visitantes conhecerão lançamentos, novas tecnologias e produtos para sua área de atuação e fornecedores desses operadores, em um ambiente totalmente preparado para trocas de experiências e realização de negócios do segmento de foodservice.
A feira também oferecerá shows e eventos paralelos proporcionados pela Abaga – Associação Brasileira de Alta Gastronomia, responsável pela Arena de Shows.
A 1.ª Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, que acontecerá de 23 a 26 de abril de 2012, no coração verde de São Paulo, na Bienal do Ibirapuera. Para mais informações, acesse a página do evento:
http://www.abraselspfoodserviceshow.com.br/
Texto: La Gustu
13/02/12
ACORDO ADIA FIM DAS SACOLINHAS EM SP
A campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, desenvolvida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) inicia uma nova fase. Em comum acordo, Apas, Procon-SP e Ministério Público do Estado de São Paulo decidiram pôr fim à cultura do descarte a partir de 3 de fevereiro, com prazo de 60 dias para adaptação dos clientes. O acordo assinado pelas três entidades prevê que os supermercados estão proibidos de vender ou distribuir sacolas descartáveis de qualquer tipo, mesmo as biodegradáveis, devendo oferecer uma alternativa gratuita para o transporte das compras. Ao Procon-SP e Ministério Público caberão fiscalizar o não cumprimento aos termos do acordo. Já ao consumidor, será comunicado que as sacolas descartáveis não serão mais distribuídas nem vendidas, sendo seu papel levar suas sacolas reutilizáveis quando for às compras.
Transição
Conforme o acordo, haverá um período de 60 dias - até 4 de abril - para a desagregação do hábito dos consumidores, prazo em que os supermercados deverão oferecer uma alternativa gratuita para o transporte das compras, sejam caixas de papelão ou a própria sacola plástica. Além disso, por seis meses, as lojas deverão disponibilizar como alternativa uma sacola reutilizável econômica com preço de até R$ 0,59. “Os consumidores irão se adaptar aos novos hábitos e contribuir efetivamente com o meio ambiente”, afirma o presidente da Apas, João Galassi. Para que não fique nenhuma dúvida, durante um ano, os operadores de caixa dos supermercados deverão informar os consumidores, antes de passar os produtos, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas.
Dia do Consumidor
No dia 15 de março, quando é comemorado o Dia do Consumidor, haverá a distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para aqueles que adquirirem pelo menos cinco itens nos supermercados. Essa sacola poderá ser trocada pelo consumidor em até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada.
O objetivo das mudanças é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente. “Desde o dia 25 de janeiro, data em que os supermercados deixaram de distribuir as sacolas descartáveis, a população vem utilizando os meios de transporte reutilizáveis. Com estes ajustes, a ação terá ainda mais sucesso, com benefícios para o planeta e as futuras gerações”, detalha Galassi.
• O acordo entre as três entidades está disponível no site www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br.
Gustavo Campiolo
07/02/12
Assinar:
Postagens (Atom)